Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 28 de junho de 2016

Produção de carvão na China cai 15,5%

Crédito de Imagem: Uol




A produção de carvão da China caiu 15,5% no período de 12 meses entre maio do ano passado e maio deste ano.  Nos cinco primeiros meses de 2016, a queda foi de 8,4%, o dobro da taxa de declínio registrada em 2015.  A taxa de declínio da produção e do consumo de carvão elevou-se em relação a 2014 e 2015, quando a queda foi de 3% ao ano. Como a China produz e consome metade de carvão do mundo, estes números têm impacto global. "A demanda por eletricidade se  dissociou do crescimento da atividade econômica e a China continua a diversificar suas fontes para livrar-se do carvão mais rápido do que qualquer um esperava. A China já superou o pico de consumo de carvão", ressalta Tim Buckley, Diretor de Estudos Financeiros de Energia do Instituto de Economia da Energia e Análise Financeira (IEEFA).


O Bureau Nacional de Estatísticas da China relata que o aumento da produção industrial no período de Janeiro a maio de ​​2016 foi de 5,9%, mas a demanda por eletricidade cresceu apenas 0,9% face ao ano anterior - uma dissociação sustentado da demanda de eletricidade em relação à atividade econômica [i] Esta dissociação começou em 2014, de modo estamos agora no terceiro ano desta tendência.

Dentro do crescimento de 0,9% na demanda total por eletricidade, a geração de energia por termelétricas caiu 3,6% face ao ano anterior  (acumulado no ano). Ou seja, além do pouco aumento, dentro do que foi consumido a China usa muito menos energia do carvão. O carvão para geração de energia está perdendo participação de mercado para hidrelétricas (+ 16,7% no período de 12 meses), gás (+ 5,2% no período de 12 meses), nuclear, eólica e solar (+ 20,3% no total no período de 12 meses).

Para completar a transformação do setor energético chinês, as vendas de veículos elétricos cresceram 99% no acumulado de 12 meses  para 219.000. Desta forma, a China caminha para atingir vendas de um milhão de veículos elétricos ao ano já em 2017.

Consumo de eletricidade na China por fonte (Janeiro a Maio de 2016)


Fonte: AViV Comunicação


 Pensar Eco comenta: 

Uma boa notícia... será que as energias renováveis darão lugar a energia fóssil?
Para quem não sabe o carvão mineral, é a segunda fonte de energia mais utilizada do mundo, depois do petróleo. É um combustível fóssil muito antigo, formado há cerca de 400 milhões de anos. 
É uma fonte muito poluidora, pois apresenta substâncias chamadas de sulfetos (como a pirita) que podem reagir quimicamente com o ar ou água (por causa da presença de oxigênio), e forma substâncias como o ácido sulfúrico e sulfato ferroso que vão para o subsolo e para o lençol freático (água subterrânea), contaminando solos, rios e lagos. A queima do carvão também libera substâncias que provocam poluição atmosférica, como fuligem, chuvas ácidas, e ainda contribuem para o efeito estufa.
‪#‎FontesRenováveis‬
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...