Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

No Dia Mundial da Alimentação FAO completa 70 anos e faz um alerta!


Crédito da  imagem: http://www.crn6.org.br

FAO completa 70 anos e alerta para o aumento do desperdício de alimentos
Ações para redução das perdas têm aumentado; Dia Mundial da Alimentação é comemorado nesta sexta-feira (16)

A cada ano 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados no mundo, que poderiam ser utilizados para alimentar cerca de dois milhões de pessoas. 

O alerta é da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) que completou 70 anos hoje, sexta-feira (16), data na qual também é comemorada o Dia Mundial da Alimentação. Em 2015 o tema escolhido para comemorar a data foi ‘Proteção Social’ e será debatido como se pode apoiar políticas para que os mais vulneráveis tenham acesso aos alimentos.

O representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, afirma que o desperdício é responsabilidade de todos e precisa ser tratado com prioridade. “Como esse é um tema que já foi bastante debatido, é fácil cair no esquecimento. Por isso, queremos levantá-lo novamente apontando o que cada um pode fazer para contribuir”, comenta. Segundo ele, na América Latina, quase 30% do desperdício acontece no ambiente doméstico.

“Isso ocorre porque as pessoas compram mais do que precisam, deixam alimentos vencer, compram alimentos vencidos e deixam muita comida no prato. Essa mudança de comportamento é essencial para o combate ao desperdício”, destaca. De acordo com a FAO, os custos mundiais gerados pelo desperdício são de US$750 bilhões ao ano, valor que poderia ser investido em ações para  reduzir a fome no mundo.

Caminhos já existem
O representante da FAO afirma que ações de conscientização contra o desperdício têm crescido e buscado envolver as pessoas para a causa. Entre elas destacam-se:

  •  SAVE FOOD: projeto que tem por objetivo promover diálogos e debates para gerar soluções ‘do campo até o garfo’

  • Disco Xepa: evento destinado a aumentar a conscientização para o consumo responsável de alimentos em que ingredientes que iriam para o lixo são utilizados para o preparo de refeições para a comunidade local.


No Brasil, o movimento Gastronomia Responsável atua, desde 2010, de forma ainda mais abrangente, incentivando, desde chefs de cozinha até a população em geral, a seguir quatro princípios que reduzem o impacto da gastronomia no meio ambiente. Além de usar integralmente os alimentos para evitar o desperdício, a iniciativa também orienta a não usar espécies que estejam ameaçadas de extinção; a comprar alimentos orgânicos, pois são produzidos de forma mais natural, sem o uso de agrotóxicos; e incentiva as pessoas a optarem por produtores locais, pois além de reduzir a quantidade de gases de efeito estufa no transporte, ainda incentivam o comércio da cidade.

Dessa forma, engajamos os chefs que são formadores de opinião e a comunidade em geral, levando esses conceitos para suas casas e disseminando-os”, ressalta Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição que criou o Gastronomia Responsável. Para Malu, as mudanças de comportamento só ocorrem quando as pessoas se sentem parte da ação, por isso é importante sensibilizá-las. As pessoas podem participar do movimento consumindo pratos responsáveis – que seguem os quatro princípios - nos restaurantes que fazem parte da iniciativa, bem como fazendo suas próprias receitas responsáveis em casa e compartilhando no site  www.gastronomiaresponsavel.com.br.

Allan Bojanic afirma que todos esses exemplos são relevantes. “São passos na direção correta e precisamos que cada vez mais instituições e pessoas se conscientizem da importância de reduzir o desperdício de alimentos. Esse é um assunto que diz respeito a todos”, destaca.


Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.439 projetos de 482 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.  Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis.

 Na internet:

Fonte: Nqm Comunicação

Um comentário:

  1. Desperdiçar alimentos é inaceitável. Qualquer alimento que, uma vez produzido, não cumpra sua função primordial, assemelha-se a algum tipo de aborto. Quando lançamos fora algum alimento, qualquer que seja a quantidade, não estamos só desperdiçando comida, pois desde sua produção até o momento em que é servido à mesa, uma intrincada cadeia de eventos fez-se necessário. E cada etapa dessa cadeia teve seus próprios custo, de forma que o que pagamos em dinheiro corresponde apenas a uma pequena parcela dos custos reais.
    Temos visto propostas de se universalizar o ensino da ecologia, tornando-a obrigatória nas salas de aula, já a partir do ensino fundamental. Deveríamos propor o mesmo com relação aos alimentos. Melhor ainda: Em todos os locais em que os alimentos são vendidos ou servidos, deveria estar exposto de forma explícita, o máximo de informações sobre sua trajetória, com dados sobre suas cadeias produtivas. Assim, talvez tivéssemos um pouco mais de respeito por esse precioso bem, e por quem o produz.

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...