Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 24 de maio de 2014

Pensar Eco recomenda Exposição Portinari -Arte e Meio Ambiente


No fim de semana passado estive em Caraguatatuba, um lindo município do litoral norte de São Paulo, e visitei a Exposição Portinari -Arte e Meio Ambiente. Depois a procurar mais sobre essa exposição na internet descobri que ela é itinerante e já passou por várias cidades. Se voce tiver oportunidade , faça uma visita, é gratuita.

Sobre a Exposição Portinari -Arte e Meio Ambiente
 É composta por 28 réplicas digitais, de alta qualidade, de obras de Candido Portinari (1903-1962) e de oficinas de arte com um trabalho que visa a compreensão da necessidade de cuidarmos do meio ambiente em que vivemos.
Nela foram selecionadas paisagens, flora e fauna brasileiras, colheitas, o homem brasileiro, compondo uma exposição que, além de mostrar o trabalho do artista pretende emocionar e envolver os visitantes, mobilizando-os, e, através da arte, despertá-los para a importância de transformar o mundo em que vivemos em um espaço que, nas palavras de Portinari, se traduz no seguinte texto:
O pintor social crê ser o intérprete do povo, mensageiro de seus sentimentos.É aquele que deseja a paz, a justiça, a liberdadeÉ aquele que crê que os homens possam participar dos prazeres do universo.Ouvir o canto dos pássaros. Ver as águas dos rios que correm fecundando a terra. Ver o céu estrelado e respirar o ar das manhãs sem nuvens.Sem nenhum outro pensamento senão o de fraternidade e paz. Homens vivendo em clima de justiça.Onde não haja meninos famintos.Onde não haja homens sem direitos. Onde não haja mães chorando e velhos morrendo ao desabrigo.
A obra de Candido Portinari é como uma grande carta escrita ao povo brasileiro ao longo de uma vida de gênio, amor e dedicação ao ofício, e, como ele próprio declarou, ela deveria “suscitar em cada homem ou mulher o sentimento da dignidade humana, o da fraternidade e do espírito comunitário”.
Nenhuma atividade é capaz, como a artística, de dar ao ser humano um sentido maior de integração, conscientização e incorporação do seu EU ao seu meio ambiente.
A réplica digital:
A "réplica digital" é resultado de esforços recentes nas áreas de digitalização de imagens coloridas, controle cromático, impressão a jato de tinta, pigmentos e papéis especiais, aerossóis protetores etc. As réplicas digitais atuais apresentam alta fidelidade, cromática e geométrica, ao original, além de exibirem textura própria, decorrente da deposição dos pigmentos em altíssima resolução.Para que se possa ter ainda maior fidelidade à obra original, as réplicas são emolduradas seguindo o padrão utilizado pelo pintor.
A exposição em Caraguatatuba: de 13/05 até 25/05

Local: Praça Dr. Cândido Motta, em Caraguá, das 8h às 20h30.
O evento trazido pela Associação Cultural Candido Portinari (RJ) em parceria com a secretaria de Educação tem o objetivo de levar ao público informações sobre o artista – sua obra, vida e pensamento. 
Saiba mais em:

Vídeo da Exposição Itinerante em Ubatuba- SP

Fotos da Exposição em Caraguá:












Fotos: Érica Sena- 17/05/2014

Muito legal essa exposição! 
Pensar Eco recomenda!
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...