Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Câmeras registram anta em importante remanescente de Mata

Anta (Tapirus terrestris).

Câmeras registram anta em importante remanescente de Mata Atlântica do Sul do Brasil

Câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos do Parque Nacional do Iguaçu, em Céu Azul (PR), registraram a presença de uma anta (Tapirus terrestris).

 A espécie, considerada o maior mamífero terrestre do Brasil, pode chegar a dois metros de comprimento e 300 quilos. Ameaçada e classificada como ‘vulnerável’ pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), a anta desempenha papel fundamental na dispersão de sementes de espécies florestais, o que contribui para a manutenção da regeneração natural da área e com o fluxo de genes entre diferentes populações, essencial para a evolução das espécies.

O flagrante foi comemorado por pesquisadores do projeto Mamíferos como indicadores da saúde do ecossistema Floresta com Araucárias”, apoiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e desenvolvido pelo Instituto Neotropical Pesquisa e Conservação.

  “ A existência de uma grande área preservada como o Parque Nacional do Iguaçu garante não só a presença da espécie em uma região – Oeste do Paraná – quase totalmente convertida em paisagens agrícolas, mas possibilita que ela mantenha populações geneticamente saudáveis, fundamentais para a sobrevivência da espécie em longo prazo”, afirma Carlos Rodrigo Brocardo, pesquisador associado do Instituto Neotropical Pesquisa e Conservação.

Assista agora o vídeo onde a anta aparece no Parque Nacional do Iguaçu

Fonte: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza 
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...