Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Educadores ambientais: Pense globalmente, mas aja na sua região!!



Ontem, 01/02/16, estava revendo fotos de um trabalho de Educação Ambiental que coordenei, e  montei com ajuda de amigos  em 2012 para um evento da Festa de Aniversário do meu bairro, Pirituba, e veio a  vontade de compartilhar essa  vivência com  vocês, leitores do Pensar Eco.

 Para o evento montamos uma Tenda Ambiental, feita com simplicidade, sem muito gasto, mas muito trabalho, que rendeu vários elogios, e o melhor, conseguimos passar muitos conceitos  importantes para público presente durante o evento.

 Ações de Educação Ambiental, como esta, podem ser replicadas em eventos de bairro, com a devida permissão dos responsáveis, e ajudar a transmitir conceitos corretos, sensibilizar mais  pessoas nas questões ambientais. 
Sobre o evento:

 O evento feito pela Subprefeitura Pirituba/Jaraguá, e Associação Comercial de São Paulo-Noroeste em ocasião do aniversário do bairro, aconteceu num terreno grande, ao ar livre, durante o dia todo. Houve muitas atrações culturais:  musicais, apresentações de danças, barracas de comida e a nossa Tenda Ambiental.

Tenda Ambiental:


Montagem

A Tenda Ambiental era formada de 2 partes: a tenda em si e uma geodésica.

Na Tenda foram expostos objetos para  informar, sensibilizar as pessoas, e levarem reflexão.

Expusemos produtos produzidos através da reutilização de materiais (arte, artesanato), assim como da reciclagem (capas de caderno, canetas,etc), com intuito de  diferenciar os dois termos frequentemente usados indevidamente.

Todas as idades interagindo e aprendendo conosco

Fizemos também um trabalho interativo, onde o publico participava:

Eu e minha ideia: Recado para o planeta!
  • escrevendo um recado ao Planeta numa tira de papel e espetavam-o na bola de isopor pendurada. No final ela estava lotada de papeis.. haja espaço!! As crianças adoravam espetar o papel na bola. Tivemos ótimos recados!!
  •  espreitando as 2 caixas surpresas que mostravam quem era o responsável pela situação do Planeta atual, e quem poderia salvar o Planeta. 
Impressionante, ao verem sua imagem refletida no espelho, as sensações de raiva, de susto era comuns.(Alguns saiam xingando)

 Em relação à reciclagem,além de materiais reciclados, tínhamos recipientes para descartar os materiais  gerados na festa, que seriam destinados à cooperativa do bairro (Cooperativa de Reciclagem Crescer) 

Tivemos também a colaboração dos alunos da Faculdade Anhanguera!
Equipe da tenda: Érica Sena, Sueli Garcia, Edimilson Macedo e esposa, e galera da Faculdade Anhaguera- Pirituba- 2012

Na Geodésica,cedida pelo Teatro Silva, colocamos painéis sobre temas ambientais atuais: água, lixo, mudanças climáticas, etc, assim as pessoas  aproveitariam  espaço para ler e refletir calmamente.

Um dos painéis 

Na geodésica aconteceram as oficinas de jardinagem, onde eu ensinava fazer um vaso com garrafa pet que armazenava água na parte inferior do vaso sem perigo de proliferação de mosquitos.



Além dessas atividades, contávamos com alguns brinquedos feitos com materiais reutilizados para serem  usados pelas crianças presentes, o que chamou bastante atenção delas para a Tenda.


Vamos brincar?

Uma atividade interativa que chamou atenção das pessoas foi o Mensageiro do Planeta,
 uma pessoa andava por entre o publico com uma bola de isopor cortada cheia de mensagens dobradas (dicas ecológicas), e quem quisesse, colocava a mão e tirava a sua. Foi bem legal a repercussão.. até as autoridades presentes quiserem tirar a sua. 


Enfim, com poucos recursos e muitas ideias, fizemos um trabalho de qualidade, num evento público, dentro de um bairro e chamamos atenção da problemática ambiental de forma lúdica, simples a todas as idades. Nossa tenda sempre esteve com visitantes, e foi um sucesso!
Todos participam!!

Então, fica a minha dica, você Educador Ambiental, se engaje nas atividades do seu bairro, vale a pena!!

Depois disso continuei a me engajar... coordenei a Agenda 21 Noroeste que estava num processo difícil de formação, mas devido a vários problemas e novos trabalhos, resolvemos parar com esse sonho.

Lute pelo seu bairro!!! ... Pense globalmente, mas aja na sua região!!


Matéria do Jornal Pirituba- 13/04/12






 Bom era isso...
além de ter sido bom relembrar esse momento especial, tanto como moradora, quanto ambientalista, deixo esse recado: ações simples, mas cheias de amor e carinho podem sensibilizar muitas pessoas e fazerem que elas mudem de atitudes!
Érica Sena

Credito das fotos: Érica Sena










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...