Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 20 de setembro de 2014

Árvore: vamos reverenciá-las sempre, não apenas no dia 21/09


As árvores são um dos seres mais importantes no Planeta, pois prestam diversos serviços ambientais, e por isso merecem nosso respeito e amor.
Vejam abaixo seus benefícios:

Mas nem por isso, muitas pessoas as respeitam....

Infelizmente nos deparamos com notícias diárias, sobre alguma forma de mau - trato deste ser vivo, seja  em massa:  como as  derrubadas nas florestas,  os incêndios nas coberturas vegetais, ou pontuais nas arborização urbana: impermeabilização de suas raízes, podas erradas, falta de espaço para crescer, etc.
Hoje sabemos que  os bairros que possuem um bom projeto de arborização são mais valorizados e procurados, pois apresentam mais qualidade de vida, mas mesmo assim, muitas representantes de vários setores, inclusive da sociedade, as derrubam. pois as veem como estorvos.
E com isso, cada vez mais perdemos nossa cobertura vegetal, e com ela, perdemos qualidade de vida e saúde, pois nosso ar se torna mais poluído e mais doenças aparecem, os bairros ficam mais quentes e secos, e o regime pluvial é alterado... um caos conhecidos pelos moradores das grandes metrópoles.
Não acredita nisso??? Veja a situação atual da cidade de São Paulo. Vários bairros, na qual o cimento impera, são verdadeiras ilhas de calor, e com um ar irrespirável. Com a diminuição da cobertura vegetal em muitos locais, o regime pluvial se alterou levando a dois extremos: chuvas torrenciais que causam as enchentes, ou opostamente, uma estiagem longa, que pode levar a racionalização obrigatória do uso da água.
Mas, nem com todas as consequências a nível regional e global, decorrente das NOSSAS atitudes erradas, como o aquecimento global, aumento de poluição do ar, aumento de doenças no Planeta, etc...fazem  o Governo, os ruralistas,  grande indústrias a se conscientizarem, e mudaram suas atitudes devastadoras e INsustentáveis.
O que precisa mais acontecer? Será que o dinheiro todo gerado da devastação das nossas florestas, trará todos os beneficios dados pelas árvores, quando as mesmas se extinguirem?

Amanhá, 21 de setembro é o Dia da Árvore... mas o que mudará? 
Quem a respeita e sabe da sua grandiosa generosidade para com todos os seres vivos, reverencia todos os 365 dias do ano, e os que não fazem isso, não adiantará em um ato de simples aparecimento, como de plantar uma árvore num espaço público,  para comemorar.
Você sabia que o Dia da Árvore em 21 de setembro foi instituído no Brasil pelo presidente Castelo Branco. Ele sancionou um decreto-lei em 24 de fevereiro de 1965?
Eu na Floresta de Faia- Alemanha -2011
Vamos mudar nossas atitudes já! É necessário preservarmos a natureza que ainda temos.
Érica Sena
#Euamoárvores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...