Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Pensar Eco apóia e participa do Prog. Operação Trabalho - Resíduos Sólidos (Cooperativa de Reciclagem Crescer e Fepacoore)

Projeto idealizado, elaborado e executado pela Cooperativa de Reciclagem Crescer, Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem – Fepacoore e pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo da cidade de São Paulo. 

O projeto também conta com a parceria da Tetra Pak, Abividro, Logística Ambiental - Loga, Secretaria Municipal da Saúde – UBS Jd. Santo Elias e Pirituba, Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, Movimento Eco-Cultural, Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo – Ocesp, Serviço Social do Cooperativismo – Sescoopsp, Centro de Apoio ao Trabalho – CAT, Abiaço, Cempre e Wise Waste, Pensar Eco.
O programa de capacitação, denominado Resíduos Sólidos, atenderá inicialmente 75 beneficiários que recebem treinamento teórico e desenvolvem atividades práticas no ambiente da Crescer. Para incentivar a participação, os beneficiários recebem uma bolsa mensal paga diretamente pela prefeitura, para custear despesas com transporte e alimentação. Ao final de cada turma, cada beneficiário recebe um certificado e pode solicitar sua adesão ao quadro social da cooperativa.
A primeira turma já está no seu último mês e realizou os seguintes treinamentos:
Cooperativismo: Ministrado pela Ocesp/Sescoopsp, o curso transmitiu aos beneficiários a história, conceitos, fundamentos e princípios do cooperativismo.
Saúde Ocupacional: Curso sobre prevenção de acidentes e importância do uso dos equipamentos de proteção individual. Treinamento feito pelo Engenheiro José Francisco Buda, especialista em Segurança no Trabalho.
Agente Ambiental: Palestra sobre os ganhos ambientais trazidos pela reciclagem, dos aspectos sociais aos econômicos do trabalho de uma cooperativa. O treinamento foi realizado pelo Gestor de resíduos e de saneamento ambiental, Sr. Jetro Menezes.
PNRS e Educação Ambiental sobre os Vidros: Ministrada pela Associação Brasileira da Indústria de Vidros - Abividro, através da colaboradora Caroline Moraes, o treinamento trouxe aos beneficiários a capacidade de compreender a origem, utilização, composição, processo de reciclagem, destinação e retorno à cadeia produtiva dos vidros e trouxe o detalhamento da cadeia produtiva e logística reversa proposta pela PNRS.
Educação Ambiental sobre Papéis e Tetra Pak: Palestra realizada pelo Senhor Marcus Fattor da Tetra Pak, com apoio da Klabin, deu noções da origem, composição, percurso e formas de destinação correta dos papéis e embalagem longa vida.
Educação Ambiental sobre Metais: Treinamento realizado pelo Cempre em parceria com a Abiaço e Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas, trouxe todos as informações sobre estes resíduos e sua destinação correta.
Concomitantemente à realização dos treinamentos o projeto trouxe a possibilidade de que todos os beneficiários pudessem exercer na prática o aprendizado de separação de resíduos por tipo, modelo e categoria de acordo, bem como operar maquinas e equipamentos utilizados numa central de triagem, como prensa, esteira, guilhotina, balança e fragmentadora.
A seguir algumas imagens dos treinamentos realizados até aqui.



Papéis, Tetra Pak e Cooperativismo
 Ed. Ambiental para vidros e PNRS


Epis e prevenção de acidentes


Formação de Agente Ambiental



A primeira turma de beneficiários encerra sua participação em 28 de Agosto, momento que realizaremos a entrega dos certificados e os beneficiários interessados em tornarem-se sócios cooperados  preencherão a ficha de pedido de admissão no quadro social da Crescer.

Na semana seguinte realizaremos uma avaliação de todas as atividades realizadas para eventuais aperfeiçoamentos para a próxima turma.

Durante estes últimos dias, realizaremos ainda os treinamentos sobre resíduos diversos, como eletroeletrônicos, e sobre os resíduos plásticos, encerrando a grade curricular do programa.

Fonte: Cooperativa de Reciclagem Crescer - 16/09/2014

Pensar Eco comenta: 

Eu conheço esse trabalho e parabenizo a Cooperativa de Reciclagem Crescer e a Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem – Fepacoore, e todos os parceiros, na qual o Pensar Eco está inserido.
Hoje, 19 de agosto ministrei um treinamento sobre Plásticos, e colocarei num post separadamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...