Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 10 de maio de 2014

Tetra Pak patrocina o documentário “Onça-pintada, mais perto do que se pode imaginar”



Dia 23 de abril foi o lançamento oficial do documentário “Onça-pintada, mais perto do que se pode imaginar”, que  traz cenas reais do Projeto Onçafari, realizado no Pantanal Sul-mato-grossense. Espelhado em trabalhos semelhantes, desenvolvidos principalmente na África, o projeto busca incentivar o turismo de avistamento de animais, com foco na onça-pintada. 


Patrocinado pela Tetra Pak®​ e produzido pela Wild Life Conservation Produções e pela Marca D’água, o filme deve ser transmitido em TV aberta ainda este ano e também tem o apoio das empresas Mitsubishi Motors, RSA, Bemis e Grupo Orinter.

Além de promover a proteção da biodiversidade, o projeto traz benefícios, renda e emprego para os moradores e a comunidade local. De acordo com Mario Haberfeld, coordenador e idealizador do Projeto Onçafari, há anos, as onças-pintadas são perseguidas e caçadas pelo falso prejuízo que causam as fazendas de animais domésticos. “Com a promoção e o crescimento do ecoturismo de avistamento na região, a comunidade percebe o valor de preservar a fauna”, afirma Mario.

O documentário exibe passo a passo das ações realizadas desde o início do projeto, em 2010. Além de diversas cenas de machos, fêmeas e filhotes, o filme apresenta os progressos no método de “habituação” da onça-pintada aos carros com turistas, que não consiste em domesticá-las, apenas fazer com que os animais sejam avistados no habitat natural.  Atualmente o projeto conta com especialistas africanos para realização deste trabalho, que já conseguiu ambientar mais de 20 animais. No entanto, atuando em uma área de 53 mil hectares, o projeto ainda deve envolver outras onças.

Segundo Fernando von Zuben, Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak®, a empresa, tem atuado em programas de proteção à biodiversidade, ao mesmo tempo em que leva informação e conscientização à população. “Acreditamos que a combinação da cultura com a informação é uma maneira eficaz de comunicar a importância da preservação ambiental e de aproximar o assunto aos mais diversos públicos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, afirma Fernando.

Assista o trailer:


Galeria do making off, acesse

“Onça-pintada, mais perto do que se pode imaginar” foi realizado com patrocínio da Tetra Pak® e apoio institucional da ANCINE – Agência Nacional de Cinema. 

Ficha técnica
Direção : Túlio Schargel
Produtoras: Wild Life Conservation Produções e Marca D’água

Sobre a Tetra Pak®
A Tetra Pak® é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com quase 22.000 funcionários em mais de 85 países, a Tetra Pak® acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM” reflete a visão da empresa de tornar o alimento seguro e disponível, em qualquer lugar.  

Sobre o Projeto Onçafari
O Projeto Onçafari é um projeto de conservação que visa promover o ecoturismo no Pantanal através da habituação* de onças pintadas a veículos de safári fotográfico.Com isso, turistas de todo o mundo poderão ter a oportunidade de testemunhar o comportamento fascinante destes belos animais, a partir de um veículo.O ecoturismo está sendo usado como uma ferramenta de conservação importante em muitos lugares no mundo, proporcionando uma importante fonte de trabalho e renda, tanto para proprietários rurais quanto para as comunidades locais, que passam a perceber a importância de manter preservado o ecossistema onde vivem.Grandes extensões de terra são conservadas em todo o planeta desta maneira. O turismo de avistamento de animais faz com que as onças Pintadas passem a ter mais valor vivas do que mortas e que todos, proprietários de terras, comunidades e a natureza lucrem com isso.*É importante frisar que “habituar” as onças não consiste em domesticá-las. Elas continuam totalmente selvagens, apenas deixam de enxergar os veículos como uma ameaça e não se escondem quando o mesmo se aproxima. Esse processo esta sendo acompanhado pelo Cenap, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.



Brindes dados no lançamento
Fonte: CDN- Comunicação corporativa- Abril/2014

Essa Onça pintada é minha! Amei!
Infelizmente, não pude ir no evento de lançamento, mas recebi em casa esses brindes. Agora eu tenho uma linda onça pintada. Muito linda!!
Obrigada a toda equipe pelo carinho!
Érica Sena


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...