Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 15 de março de 2014

Festival de cinema sobre Energia Nuclear promove concurso em sua edição 2014


Vencedor terá sua arte divulgada no Brasil e nos países onde o festival acontece. Seguem até o dia 31 de março as inscrições para o concurso de criação do cartaz do Urânio em Movi(e)mento no Rio de Janeiro.


O festival de cinema sobre energia nuclear acontece em maio (14 a 24) na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e está em sua quarta edição.

De acordo com os organizadores, o concurso foi criado com o objetivo de estimular a familiarização e a participação do público e de artistas de todo o Brasil com a temática levantada pelo festival; a energia nuclear.

Como participar?

Para participar o interessado deve enviar sua arte em formato A3 (em jpg e com 350 dpi de resolução), até 31 de março para o email info@uraniumfilmfestival.org. 
A inscrição é gratuita e aberta a artistas e estudantes de arte em geral de todo o país. 

"Esperamos muita criatividade dos participantes do concurso para que tenhamos um cartaz especial na edição deste ano do festival", comenta a diretora executiva do Urânio em Movi(e)mento, Marcia Gomes de Oliveira. O resultado do vencedor do concurso será divulgado no site do festival no dia 2 de abril.

Tema inspirador para a criação da arte

Segundo Marcia, não há um tema de fundo específico para o festival deste ano, mas tudo o que envolve a temática nuclear, compreendendo todos os seus aspectos, como mineração de urânio e de minérios associados, usinas nucleares, armas e munições, navios nucleares, equipamentos e tratamentos médicos, irradiação de alimentos, radioatividade, transporte e armazenamento de lixo radioativo, alcançando a questão filosófica inserida no uso da tecnologia nuclear, podem ser fontes de inspiração para a criação da arte do cartaz da edição 2014 do festival.

“Em cada edição o festival assume um perfil. Ano passado, por exemplo, foi a problemática na Índia. Tivemos a presença de cineastas indianos e duas exposições fotográficas de artistas daquele país, durante o festival. Este ano, o enfoque será o Japão. Já está confirmada uma première com um filme que fala dos sobreviventes de Nagasaki que vivem em São Paulo, haverá muitas produções sobre Fukushima, não somente japonesas, mas também dos EUA e Itália. Também recebemos propostas de artistas plásticos e fotógrafos japoneses que desejam fazer uma exposição no rol da Cinemateca do MAM, como fazemos todos os anos”, destacou a diretora do Urânio em Movi(e)mento.

Premiação

O cartaz vencedor será utilizado pelo festival em suas mostras itinerantes no Brasil e em outros países levando o nome de seu criador para diversas partes do mundo. Além disso revelará a performance e criatividade de seu autor em todas as peças publicitárias, matérias jornalísticas e propagandas do festival nas quais a arte do cartaz for divulgada.

O Urânio em Movi(e)mento - International Uranium Film Festival (fora do Brasil) -, é o primeiro festival de cinema a tratar dos problemas e desafios relacionados às questões nucleares e radioativas. O festival já esteve em grandes capitais mundiais, como São Paulo, Recife, Salvador e Fortaleza, no Brasil; Lisboa e Porto, em Portugal; Berlim e Munique, na Alemanha, em dez grandes cidades na Índia, incluindo Nova Delhi, Hyderabad e Mumbai e Estados Unidos (Window Rock, capital dos Navajos, no Arizona, em Albuquerque e Santa Fe, no Novo México). Este ano, em fevereiro, o International Uranium Film Festival realizou mostras em Washington e Nova Iorque.

Um festival singular em sua temática

Urânio em Movi(e)mento quer estimular novas produções de filmes sobre toda a cadeia do combustível nuclear. O mundo nuclear já produziu aproximadamente 200 mil toneladas de lixo altamente radioativo, os quais devem ser corretamente guardados por cerca de 100 mil anos. Por isso é importante continuar a informar a sociedade e as próximas gerações sobre os perigos da radioatividade.

Os principais parceiros do festival são a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) e a Fundação Heinrich Boell Brasil.

Acesse o site do Urânio em Movi(e)mento para conhecer o festival
Curta a página do Urânio em Movi(e)mento no Facebook.

Serviço
Concurso para criação do cartaz da edição 2014 do festival de cinema Urânio em
 Mov (e)mento.
Inscrições: Enviar a arte (em jpg e 350 dpi) para info@uraniumfilmfestival.org
Data limite do envio da arte do cartaz: 31 de março


Site do festival: www.uraniumfilmfestival.org

Fonte: Assessoria de Comunicação ImprensaBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...